Eu Amo Jesus!

Eu Amo Jesus!

Calendário

domingo, 28 de setembro de 2014

Projeto Primavera

Projeto Primavera

TEMA: Primavera.
SUB TEMA: Meio Ambiente.
JUSTIFICATIVA:
Este projeto busca ampliar as noções já elaboradas das crianças sobre o meio ambiente, nas suas mais variadas formas, pois os seres humanos, só protegem e cuidam daquilo que conhecem e amam. É mais do que ensinar a criança sobre a Primavera e o Meio Ambiente, é educar o pequeno para que corrija aquele que ainda não aprendeu a tratar a natureza com o respeito que ela merece, proporcionando a criança a alegria da estação com a presença multicolorida das flores, levando a mesma a contemplar as suas maravilhas e o bem-estar que a convivência da natureza nos proporciona
OBJETIVOS GERAIS:
Tornar o educando consciente da importância vital da primavera em nossas vidas visando a aquisição de conhecimento de mundo e promovendo a interação aluno e meio ambiente, afim de adquirir valores que farão diferença em seu futuro.
ü Trabalhar a percepção tátil;
ü A coordenação motora fina e grossa;
ü Despertar o interesse pela preservação do meio ambiente, assim como as formas de vida e sua sobrevivência;
ü Observar o meio natural (Fotossíntese), desenvolvendo a curiosidade e a prática investigativa de cada criança.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
ü Investir na mudança e transformação do pensamento, visando uma qualidade de vida que se relacione com a preservação da natureza;
ü Conhecer e integrar as diferentes formas de caracterizar o meio ambiente;
ü Representar uma das quatro estações do ano: A Primavera.
ü Formular atividades relacionadas com a primavera.
ü Transferir o interesse por poemas e pela arte.
ü Adotar postura crítica, dentro e fora da escola, que vise interações construtivas com o meio ambiente;
ü Desenvolver valores e atitudes de respeito com a natureza;
ü Despertar a consciência ecológica de preservação e respeito pela natureza, através do reaproveitamento de materiais;
ü Conscientizar a criança da importância das plantas e da natureza, mesmo no ambiente urbano;
ü Conhecer o desenvolvimento das plantas e o que necessita para sobreviver
ü Apreciar a natureza que nos rodeia.
CONTEÚDOS:
PORTUGUÊS E HISTÓRIA:
ü Trabalhar com diversos livros, histórias, poemas e textos:
ü O Jardim de Ceci de Gerusa Pinto
ü A margarida friorenta
ü Leilão de jardim de Cecília Meirelles
ü As borboletas Vinícius de Morais
MÚSICAS/DANÇAS:
ü Desenvolvimento do ritmo, atenção, percepção auditiva, coordenação motora e ampla.
ü Primavera (Eliana)
ü Chegou à primavera, Canção das flores (Palavra cantada).


ARTES:
ü Pinturas e colagens com elementos da natureza,
ü Dobraduras e Recortes;
ü Histórias com fantoches;
ü Confecção de máscaras
MATEMÁTICA:
ü Contagem e recitação de números
ü Seriação, classificação, contagem de letras, gravuras e situações problemas.
CIÊNCIAS, NATUREZA E SOCIEDADE:
ü Observar as plantinhas;
ü Plantar sementinhas de flores e acompanhar o seu crescimento
ü Desenvolver o sentimento e a identidade de pertencimento ao meio ambiente, valores, estações do ano (primavera), fenômenos naturais e os seres vivos.
ü O ciclo da agua, o lixo, coleta seletiva, plantas e processo de geminação.
METODOLOGIA:
O projeto será realizado em três momentos: Contextualização; Produções e Encerramento.
CONTEXTUALIZAÇÃO: Nessa etapa, desenvolver com os alunos (as) a inserção ao tema do projeto. Nesse ponto, será necessário aproximar os alunos a essa realidade, ou seja, abordar os conceitos e classificações básicas, como por exemplo, apresentar:
ü O que é a Primavera?
ü O que é o meio ambiente?
ü O que são: Seres vivos?
ü O que é solo, os planetas, o sol, as estrelas, os fenômenos naturais, as estações do ano e os impactos ambientais?
PRODUÇÕES:
Tendo em vista a faixa etária das crianças, deverá haver atividades executadas coletivamente e individualmente.
Trabalhar nesse processo a autonomia e criatividade dos alunos e simultaneamente incentivar a linguagem, o pensamento e o senso crítico seguido da faixa de desenvolvimento dos educandos.
ENCERRAMENTO:
Poderá ser realizado o “Baile da Primavera” onde os educandos deverão vir vestidos de roupas florida (meninas), coloridas (meninos). Realizar diversas brincadeiras, desfile, músicas relacionadas ao tema e muita diversão.
Obs: (Sujeito a alteração devido ao clima no dia proposto)
DESENVOLVIMENTO:
O projeto terá inicio no dia 08/09/14 á 27/09/2014, seguido do plano de aula de cada professora.
Deverá contar com inicio em uma Sessão Pipoca com o filme: “PRIMAVERA PARA MORANGUINHO”.  DURAÇÃO:  45 min Ao término da Sessão fazer perguntas a cerca do filme e sobre a estação das flores contextualizando o tema primavera para obter prévia ideia do conhecimento individual do educando, onde a professora fará anotações importantes sobre o conhecimento de cada aluno a fim de desenvolver atividades dentro da dificuldade individual de cada aluno (a).


RECURSOS E MATERIAIS DE APOIO: 
ü Som;
ü Vídeo;
ü Material Pedagógico Impresso;
ü Histórias;
ü Sucatas;
ü Filmes Relacionados ao Tema;
ü Revistas e Jornais;
ü Tinta Guache e Pincel;
ü Maquina Fotográfica para registro das atividades;
ü Materiais didáticos: EVA, Papel, Cola, Cartolina, Giz de cera, Tesoura, Tinta, Sucata, etc. (material já disponível na escola).
AVALIAÇÃO:
A avaliação será contínua, de acordo com as observações, análise e registros feitos ao longo da execução, tendo como referência os resultados esperados para cada ação. Os Indicadores são apenas referências para mensurar o desenvolvimento das crianças, devendo assim ser registrado também observações pertinentes ao educando.
BIBLIOGRAFIA:
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil - Ministério da Educação e Deporto. Brasília, 1998.
Revista Nova Escola – Setembro 2006.
Livro “O Girassol Solitário” – Sandra Diniz Costa;
Livro “As Flores Da Primavera” – Ziraldo;
http://delas.ig.com.br/filhos/brincadeiras/

Apostila: Unidunitê – Dom Bosco – pg 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Horário