Projeto
Semana da Criança
Justificativa:
Toda
criança tem direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. É
preciso que elas saibam disso!
Objetivo Geral:
Valorizar
a criança como um todo, como alguém muito especial que Deus enviou a nós, as quais marcará não só o presente ,como também o futuro da
nação.
Objetivos Específicos:
ü
Estimular a
comemoração do “dia das crianças”;
ü
Valorizar as
crianças com necessidades especiais;
ü
Oportunizar as
crianças o direito à educação, ao lazer, á saúde, dançando, cantando e
expressando emoções;
ü
Combater
preconceitos;
ü
Ensinar e Adotar
bons hábitos;
Desenvolvimento:
ü Brincadeiras dirigidas: (de roda, antigas e com balões);
ü Filmes Educativos;
ü Recorte e colagens;
ü Pinturas;
ü Montagem de Mural;
ü Passeio ou Acantonamento;
ü Dublagem de músicas e danças;
ü Jogos diversificados, Brincadeiras e Gincanas;
ü Dia do brinquedo (brinquedo de casa);
ü Lanches especiais, Piquenique e etc;
ü Confecção e Entrega de lembrancinhas;
Avaliação:
Será feita através de pequenos relatórios individuais
de professores e demais funcionários envolvidos no projeto.
Cronograma
Obs: Na
semana que antecede a semana do dia das crianças deverá ser trabalhado com atividades
relacionadas aos Direitos e Deveres das crianças.
Segunda-feira:
Atividades: Brincadeiras dirigidas: cantigas de roda do
repertório regional com a utilização de balões.
Cantigas de Roda. A prática é comum em todo o Brasil e
faz parte da cultura brasileira. Consiste em formar um grupo com várias crianças,
dar as mãos e cantar uma música com características próprias, como melodia e
ritmo equivalentes à cultura local, letras de fácil compreensão, temas
referentes à realidade da criança ou ao seu universo imaginário e, geralmente,
com coreografias.
A letra precisa ser simples e de fácil memorização,
recheada de rimas, repetições e trocadilhos, o que faz da música uma
brincadeira.
Sugestões: Músicas sobre animais, episódios fictícios,
comparando a realidade humana com a realidade da espécie, fazendo com que a
atenção da criança fique presa à história contada pela música, o que estimule
sua imaginação e memória. São os casos das músicas “A barata diz que tem”,
“Peixe vivo” e “Sapo Jururu”.
Filmes Educativos: Temas relacionados às cantigas de roda.
Terça-feira:
Atividades de Pinturas: Utilização de técnicas variadas, onde o professor
poderá escolher uma dessas técnicas, e ao finalizar, poderá montar um mural com os alunos, ou enviar pra
casa como lembrança da semana das crianças.
ü Técnica do desenho soprado, utilizando canudinhos,
tinta guache.
ü Técnica com palitos de sorvete, utilizados como
espátulas com várias cores, até que se preencha toda a folha.
ü Técnica de pintura em papel crepom e cola colorida
ü Técnica pintura com as mãos, Como fazer: Use as mãos
como carimbos e crie diferentes formas como: animais, árvores, peixes e etc.
Sugestão:
Solicitar aos Pais, uma tela pequena 20x20, onde a criança poderá realizar sua
própria pintura e estar levando para casa como lembrança.
Quarta-feira:
Atividades: Dia
dos contos, Músicas e danças.
Contar
histórias seguindo uma sequência lógica, reforçando a entonação de voz;
caracterizar as crianças como os personagens.
Danças:
ü Trazer para a sala alguns ritmos dançantes para que as
crianças expressem suas emoções através de movimentos espontâneos;
ü Dublagem e interpretação musical, à escolha dos
alunos;
ü Cantar músicas observando entonação e voz;
ü Dublar músicas observando diferentes estilos e
coreografias;
ü Caracterizar todas as crianças. Cuidado com a escolha
do repertório musical a ser utilizado
Quinta-feira:
Atividades: Dia
das Brincadeiras Antigas:
Brincar
com as crianças (Historia da Serpente, Camaleão, Estátua, Cobra-Cega,
Amarelinha, Dança da Cadeira, Pique- Esconde, ou outras brincadeiras regionais).
Sugestão:
ü Amarelinha;
ü Passa Anel;
ü Cabo de Guerra;
ü Telefone sem fio;
ü Fui à feira;
ü Estátua;
ü Mimica;
ü Batata Quente;
ü Morto Vivo
ü Dança da Cadeira e etc.
Sexta-feira:
Atividades: Meu
querido Mestre Cuca professor
O
Mestre Cuca irá ensinar, com muita diversão, a fazer um delicioso e nutritivo
lanche. A criança irá elaborar juntamente com seu professor, incentivando-a a
degustação.
Cada
turma deverá realizar um piquenique com seu professor, ou inventar uma guloseima
juntamente com as crianças.
Sugestões:
Maternal I e II
poderá realizar Gelatina no Copinho, Salada de Frutas e etc.
Integrada:
Bolo de Caneca, Brigadeiro, Beijinho, Sonho e etc.
Filmes e Brincadeiras com balões.
O
Mestre Cuca irá ensinar, com muita diversão, a fazer um delicioso e nutritivo
lanche natural. A criança irá elaborar e decorar seu próprio lanche,
incentivando-a a degustar legumes verduras, frios e pães.
Obs: Cada
criança deverá utilizar um avental culinário para realizar as atividades
propostas.
OBS: ESTE PLANO É FLEXÍVEL E SUJEITO A
ALTERAÇÕES
Nenhum comentário:
Postar um comentário