Eu Amo Jesus!

Eu Amo Jesus!

Calendário

domingo, 28 de setembro de 2014

Projeto Dia das Crianças

Projeto
Semana da Criança
Justificativa:

Toda criança tem direito de ser feliz, de ser valorizada, respeitada e amada. É preciso que elas saibam disso!

Objetivo Geral:

Valorizar a criança como um todo, como alguém muito especial  que Deus enviou a  nós, as quais marcará  não só o presente ,como também o futuro da nação.

Objetivos Específicos:

ü Estimular a comemoração do “dia das crianças”;
ü Valorizar as crianças com necessidades especiais;
ü Oportunizar as crianças o direito à educação, ao lazer, á saúde, dançando, cantando e expressando emoções;
ü Combater preconceitos;
ü Ensinar e Adotar bons hábitos;

Desenvolvimento:

ü Brincadeiras dirigidas: (de roda, antigas e com balões);
ü Filmes Educativos;
ü Recorte e colagens;
ü Pinturas;
ü Montagem de Mural;
ü Passeio ou Acantonamento;
ü Dublagem de músicas e danças;
ü Jogos diversificados, Brincadeiras e Gincanas;
ü Dia do brinquedo (brinquedo de casa);
ü Lanches especiais, Piquenique e etc;
ü Confecção e Entrega de lembrancinhas;

Avaliação:
Será feita através de pequenos relatórios individuais de professores e demais funcionários envolvidos no projeto.


Cronograma

Obs: Na semana que antecede a semana do dia das crianças deverá ser trabalhado com atividades relacionadas aos Direitos e Deveres das crianças.

Segunda-feira:

Atividades: Brincadeiras dirigidas: cantigas de roda do repertório regional com a utilização de balões.

Cantigas de Roda. A prática é comum em todo o Brasil e faz parte da cultura brasileira. Consiste em formar um grupo com várias crianças, dar as mãos e cantar uma música com características próprias, como melodia e ritmo equivalentes à cultura local, letras de fácil compreensão, temas referentes à realidade da criança ou ao seu universo imaginário e, geralmente, com coreografias.

A letra precisa ser simples e de fácil memorização, recheada de rimas, repetições e trocadilhos, o que faz da música uma brincadeira.

Sugestões: Músicas sobre animais, episódios fictícios, comparando a realidade humana com a realidade da espécie, fazendo com que a atenção da criança fique presa à história contada pela música, o que estimule sua imaginação e memória. São os casos das músicas “A barata diz que tem”, “Peixe vivo” e “Sapo Jururu”.

Filmes Educativos: Temas relacionados às cantigas de roda.

Terça-feira:

Atividades de Pinturas: Utilização de técnicas variadas, onde o professor poderá escolher uma dessas técnicas, e ao finalizar, poderá  montar um mural com os alunos, ou enviar pra casa como lembrança da semana das crianças.

ü Técnica do desenho soprado, utilizando canudinhos, tinta guache.
ü Técnica com palitos de sorvete, utilizados como espátulas com várias cores, até que se preencha toda a folha.
ü Técnica de pintura em papel crepom e cola colorida
ü Técnica pintura com as mãos, Como fazer: Use as mãos como carimbos e crie diferentes formas como: animais, árvores, peixes e etc.

Sugestão: Solicitar aos Pais, uma tela pequena 20x20, onde a criança poderá realizar sua própria pintura e estar levando para casa como lembrança.

Quarta-feira:

Atividades: Dia dos contos, Músicas e danças.

Contar histórias seguindo uma sequência lógica, reforçando a entonação de voz; caracterizar as crianças como os personagens.

Danças:

ü Trazer para a sala alguns ritmos dançantes para que as crianças expressem suas emoções através de movimentos espontâneos;
ü Dublagem e interpretação musical, à escolha dos alunos;
ü Cantar músicas observando entonação e voz;
ü Dublar músicas observando diferentes estilos e coreografias;
ü Caracterizar todas as crianças. Cuidado com a escolha do repertório musical a ser utilizado

Quinta-feira:

Atividades: Dia das Brincadeiras Antigas:

Brincar com as crianças (Historia da Serpente, Camaleão, Estátua, Cobra-Cega, Amarelinha, Dança da Cadeira, Pique- Esconde, ou outras brincadeiras regionais).

Sugestão:
ü Amarelinha;
ü Passa Anel;
ü Cabo de Guerra;
ü Telefone sem fio;
ü Fui à feira;
ü Estátua;
ü Mimica;
ü Batata Quente;
ü Morto Vivo
ü Dança da Cadeira e etc.

Sexta-feira:

Atividades: Meu querido Mestre Cuca professor

O Mestre Cuca irá ensinar, com muita diversão, a fazer um delicioso e nutritivo lanche. A criança irá elaborar juntamente com seu professor, incentivando-a a degustação.

Cada turma deverá realizar um piquenique com seu professor, ou inventar uma guloseima juntamente com as crianças.
Sugestões:
Maternal I e II poderá realizar Gelatina no Copinho, Salada de Frutas e etc.
Integrada: Bolo de Caneca, Brigadeiro, Beijinho, Sonho e etc.

Filmes e Brincadeiras com balões.
O Mestre Cuca irá ensinar, com muita diversão, a fazer um delicioso e nutritivo lanche natural. A criança irá elaborar e decorar seu próprio lanche, incentivando-a a degustar legumes verduras, frios e pães.

Obs: Cada criança deverá utilizar um avental culinário para realizar as atividades propostas.








OBS: ESTE PLANO É FLEXÍVEL E SUJEITO A ALTERAÇÕES

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Horário